Como fazer backup e restauração de conta cPanel individual via SSH

Backup cPanel
  • 04 de Jan de 2013
  • 6762 Visualizações
  • 12 Comentários

Fazer backup de dados é muito necessário para as suas tarefas diárias. Se é um empreendedor que oferece serviço de hospedagem de site ou apenas um cliente/usuário, preocupe-se sempre em realizar backups regularmente para manter cópias de segurança de seus dados. Uma vez por semana seria o mínimo ideal.

Quem utiliza a plataforma cPanel possui um grande facilitador, pois esta ferramenta oferece alguns scripts que ajudarão a tornar as tarefas mais fáceis. Os comandos pkgacct e restorepkg são basicamente para realizar e restaurar backups individuais via linha de comando, respectivamente. Como utilizá-los? Vamos lá:

Com o usuário Root digite:

# /scripts/pkgacct username

para fazer o backup de uma conta específica e,

# /scripts/restorepkg username

para restaurar o backup de uma conta específica.

E lembre-se:

1 - Username é o nome da conta do usuário.
2 - O arquivo criado após o backup fica no diretório /home por padrão e o nome deve ser algo como cpmove-username.tar.gz.
3 - Caso a conta do usuário seja muito grande, o processo será um pouco demorado exibindo pontos na tela como se fossem reticências. Não se assuste, isso é normal para mostrar que o processo está em andamento.  A velocidade vai depender também do poder de processamento do servidor.
4 -  Você pode usar alguns parâmetros para incrementar o seu backup, para isso acesse a documentação do cPanel para mais detalhes sobre os comandos pkgacct e restorepkg.

Recomendo a utilização do script cPremote para um backup mais preciso, organizado e temporizado.

Espero ter ajudado. Grande abraço e até a próxima.

TAGS: backup cpanel, restauração cpanel, servidor cpanel, centOS, linux, tiagomatosweb

Deixe um comentário


12 Comentários

    • Olá Tiago
      Executei o comando /scripts/pkgacct username no VPS, logado como root, e pareceu tudo correr bem (inclusive as reticências).
      Porém este não estou conseguindo localizar o arquivo gerado para baixar e apagá-lo.
      preciso apagá-lo pois o espaço em disco da VPS é pequeno.

      Como faço para encontrar a pasta e excluir o arquivo pelo ssh root da VPS?

      Grande abraço e obrigado pela ajuda, de antemão.

      • Fala cara, normalmente fica dentro da pasta /home conforme item 2 aí no tutorial.

    • Boa tarde , como eu posso acessar meu Cpanel , pelo SSH , eu não sei a senha do meu Cpanel.

      • Olá Sérgio, para acessar via SSH você precisa ter a senha root. Você tem?

    • Olá Tiago. Preciso ter em meus arquivos pessoais os emails dos clientes cadastrado no site e não consigo fazer o backup via cPanel. Poderia nos informar como fazê-lo? Agradecemos.

      • Olá Albertino, pelo cPanel você poderá fazer um full backup, porém em nosso servidor só é permitido depois de 00h até as 06h por conta do processo que um backup gera. Então, depois de 00h acesse o cPanel e localize o ícone backup e siga as instruções.

    • uma duvida quando gero um backup desse ai ele ja gera tudo email e bando de dados podendo restuarar em qualquer outro servidor com cpanel?

      • Sim, você pode restaurar em qualquer servidor com cPanel.

    • Olá,

      Gostaria de tirar uma dúvida, o CPremote foi instalado e configurado em um servidor, após transferir os dados para o novo servidor ele jogou dentro da basta /bk. Como faço para ativar as contas no /home/ e que elas sejam reconhecidas pelo WHM?

      • Olá Marcus, neste caso, sugiro entrar em contato com o suporte do CPremote. Grande abraço!

    • Interessante os comandos, normalmente eu utilizo a versão via navegador mesmo.
      Agora, porque você diz para usar o cPremote?

      Fiz um teste com ele e achei normal e tem somente em inglês, o que dificulta o uso pelos clientes.

      Qual a vantagem?

      • Olá Rodrigo, o CPremote é um plugin para WHM que permite fazer backup mais detalhados e programados. Por exemplo, você pode fazer backups remotos facilmente com uma simples configuração. Quando você quiser restaurar a conta de um usuário, você pode escolher algumas opções como: pasta root, e-mail, ou apenas a pasta public_html. Isso te dá uma flexibilidade maior. Além disso, você pode ativar/desativar backup automático para um determinado usuário. E o melhor, o processo de compactação de arquivos é muito despendioso para máquina, ou seja, normalmente utiliza-se bastante processamento, em vista disso, o CPremote se preocupa e, se não me falha a memória, ele só usa no máximo 10% da capacidade da CPU o que reduz significativamente o Load do servidor durante as compactações. Veja outros recursos aqui: http://cpremote.net/Features.
        Espero ter ajudado. Abs.